BLOG DELTA

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

Objetos que causam interferência no wi-fi

Objetos que causam interferência no wi-fi

Uma boa conexão com a internet não depende somente da velocidade da sua internet e da qualidade do seu aparelho modem. Alguns objetos que existem em sua casa, ao redor do seu aparelho, podem ser os “vilões” e interferir na qualidade desse sinal, afetando sua conexão diariamente sem você perceber.

Infelizmente, não é de conhecimento geral quais são esses objetos que atrapalham a conexão com a internet, sendo o fator pelo qual as pessoas não têm uma organização estratégica para evitar esse inconveniente.

Portanto, para que isso não aconteça mais, desenvolvemos essa lista com vários objetos que causam essa interferência. Assim, você consegue organizar seu ambiente de forma adequada e melhorar sua conexão com a internet. Vamos conferir!

 

1. Espelhos

Os espelhos estão no ‘top 1’ quando o assunto é objetos que interferem na conexão com a internet. Isso porque, a maioria dos espelhos possuem um revestimento de metal na parte de trás, impedindo que as ondas da conexão se espalhem pelo ambiente. 

Quanto maior o espelho no mesmo ambiente que o roteador, maior será a interferência na sua conexão com a internet. Nós já escrevemos um material bem completo sobre a interferência dos espelhos anteriormente, caso você queira entender mais sobre o assunto.

 

2. Água 

A água também entra nessa lista como um dos itens que mais atrapalham a propagação das ondas eletromagnéticas pelo ambiente. No caso das residências, o que teria a maior concentração de água, seria o aquário.

Essa quantidade de água próxima ao roteador, ou em linha reta com o aparelho, pode fazer com que as ondas sofram uma interferência e não cheguem aos celulares, notebooks e computadores no ambiente. Por isso, evite deixar esses dois no mesmo local.

 

3. Paredes

As paredes não são um obstáculo físico apenas para dividir cômodos, mas também para o sinal propagado pelo roteador. O tamanho do ambiente também interfere, formando uma barreira para que esse sinal não saia e se espalhe.

Dependendo do material que a parede é feita, essa interferência pode ser maior. Por exemplo, paredes de gesso e concreto são as que mais atrapalham esse sinal de se propagar, enquanto as paredes de tijolo, são as que menos afetam.

 

4. Telas LCD

As telas LCD também podem ser a interferência no sinal do roteador. Isso acontece porque algumas delas transmitem uma corrente elétrica harmônica que se une às ondas eletromagnéticas do roteador e as distorce, fazendo com que o sinal não se propague.

Se você sofre com esse problema, ele tem solução! Essa corrente elétrica harmônica só atrapalha quando é utilizada a rede 2,4 GHz. Portanto, se você atualizar seu aparelho modem para um dual band e utilizar a rede 5 GHz, sua conexão não terá mais essa interferência.

É importante verificar se os aparelhos da sua casa são compatíveis com essa frequência para que funcione tudo corretamente.

 

5. Eletrodomésticos

Para finalizar, alguns eletrodomésticos como micro-ondas, geladeira, máquina de lavar louça, monitores de computador, entre outros, também são capazes de interferir nas ondas eletromagnéticas do roteador, pois alguns utilizam a mesma rede para funcionar (2,4 GHz) e outros operam com água.

A solução nesses casos, é manter o seu aparelho roteador em um ambiente longe desses eletrodomésticos para que a  propagação do sinal  não seja prejudicada.

 

Ainda com conexão ruim?

Se após algumas mudanças no seu ambiente, sua conexão ainda estiver ruim, o problema pode ser na sua conexão com a internet. Confira nossos planos de internet no site e considere a Delta como sua nova provedora de internet!

Leia também: O que levar em consideração na hora de escolher o plano de internet?