A contratação de qualquer serviço deve ser feita com calma e, na hora de escolher um plano de internet, não seria diferente. Por isso, é preciso levar em consideração todos os fatores que influenciam a velocidade final do produto.
Para te ajudar nessa tarefa, o Gerente Comercial da Delta Internet, Danilo Cardoso, compartilhou os principais pontos que devem ser levados em conta para a decisão. Leia abaixo.
Quais são os critérios na escolha do plano de internet?
Em primeiro lugar, é necessário saber qual a finalidade e utilidade do uso da internet contratada, isto é, se será para o home office, lazer, empresarial ou residencial.
Por exemplo, se você tiver um plano de 200 mega e cinco dispositivos conectados, a quantidade de mega será dividida por esses cinco aparelhos, o que pode não oferecer a velocidade suficiente para cada um. Por isso, é necessário pensar na finalidade do uso da internet para escolher um plano que seja suficiente e não haja interrupções durante a utilização.
Uma situação comum, que torna necessário o uso de um plano melhor, é o uso da internet para trabalho, já que envolve múltiplas reuniões e tarefas online. A mesma coisa acontece para quem gosta de jogos online, pois geralmente exige conexão a um servidor fora do Brasil e a diversos outros usuários.
Quais são os aparelhos que entram na conta dos conectados?
Apesar de alguns serem esquecidos, é necessário incluir todos os dispositivos que exigem internet para o funcionamento, como: câmeras, alarmes, TV e os considerados IoT, em português “Internet em Todas as Coisas”, que são os que se conectam à rede para realizarem atividades específicas, tal como as máquinas de lavar com acesso ao Wifi. Esses equipamentos utilizam os dados do seu plano e podem tornar a conexão mais lenta, caso não estejam na conta.
Em relação ao roteador comum, a recomendação é que, no máximo, 15 dispositivos fiquem conectados. Acima desse número o roteador perde o desempenho no processamento e não consegue atender a demanda. Por isso, é necessário investir em um equipamento melhor e que tenha a capacidade de gerenciar todos aparelhos conectados.
Diferenças da internet para uso pessoal e empresarial
No caso da Delta, a principal diferença da internet para uso pessoal e empresarial é a garantia de banda, que em outras palavras é a velocidade de forma ininterrupta, e o suporte técnico, já que se trata de planos distintos.
O roteador escolhido para ambos serviços também será diferente. Para empresas, é necessário um roteador que suporte toda demanda de funcionários, sendo assim, precisa ser melhor e diferenciado. Hoje em dia, o mercado já disponibiliza aparelhos que suportam até 300 dispositivos conectados e o valor do produto varia de acordo com essa quantidade.
Fibra óptica e seus benefícios
Uma das principais vantagens da fibra óptica é que ela não sofre nenhuma alteração com as mudanças climáticas, como ventos fortes, temporais ou calor. Esse tipo de rede ainda oferece mais velocidade, o que torna mais rápido o carregamento de páginas, downloads e chamadas ao vivo.
Mais vantagens:
- mesmo com distância, a intensidade do sinal é mantida;
- os dados são transmitidos através da luz passada por dentro do cabo oco, o que conserva a alta capacidade de mandar altas taxas de velocidade;
- facilidade na instalação;
- sinal mais estável;
Planos Delta Internet
Agora você está pronto(a) para escolher a opção que mais se encaixa nas suas necessidades. Confira as opções de planos da Delta Internet:
- Delta Play
- Delta Vip
- Delta Black
- Company+
- Home Office+
- Work+
- por Ired Internet