BLOG DELTA

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

Como melhorar a latência da Internet? Descubra aqui!

Como melhorar a latência da Internet? Descubra aqui!

O mundo está cada vez mais digital, o que significa que a tendência é que pessoas busquem conexões de qualidade. Independentemente do cenário, seja em casa, no trabalho ou jogando com os amigos, todos queremos pesquisar algo e receber o resultado na velocidade da luz. 

No entanto, na maioria das vezes temos que lidar com a lentidão, certo? Esse atraso acontece devido à latência. Sabemos como é estressante quando algo não carrega rapidamente, portanto, preparamos um conteúdo para você aprender como melhorar a latência da Internet. Vamos lá? 

5 dicas de como melhorar a latência da Internet 

Separamos 5 dicas práticas de como melhorar a latência da Internet para que você nunca mais precise se estressar com a velocidade lenta da sua conexão. Logo, pegue o papel e a caneta e mãos à obra! 

1. Feche programas executados em segundo plano

No trabalho ou durante momentos de estudo é comum abrirmos diversos programas e abas de pesquisa, porém muitas vezes esquecemos elas abertas. O problema é que elas podem estar recebendo e enviando dados, o que acaba afetando a velocidade. 

Existem duas soluções para quem costuma ter esse hábito: 1) fechar todas as janelas ou 2) acionar o modo “soneca” no seu navegador para quando decidir fazer alguma atividade que demanda uma conexão melhor, como, por exemplo, assistir vídeos com alta resolução ou jogar online! 

2. Otimize a sua conexão

Uma das formas práticas de aumentar o seu sinal é por meio da otimização do seu Wi-Fi. Para isso, aproxime o roteador do dispositivo que esteja manuseando, atualize o firmware e use ferramentas que identifiquem os pontos fracos de sua conexão. 

3. Reinicie o seu roteador

Nossa segunda dica envolve o truque mais antigo do livro. Não adianta, reiniciar o roteador continua sendo uma das melhores formas de melhorar a latência da Internet. 

Quando fazemos isso, o aparelho volta a sua configuração inicial. Portanto, desconecte o seu cabo e espere alguns minutos antes de conectá-lo novamente. 

4. Invista em uma Internet de fibra óptica 

Se o motivo do seu estresse é a velocidade da sua conexão, a Internet de fibra óptica é a solução perfeita para o seu problema. 

Devido à rapidez do sinal, ela não sofre interferência e a latência é extremamente baixa, ou seja, o compartilhamento de dados, os downloads e uploads não atrasam. 

Aqui na iRed você encontra pacotes com preços que cabem no seu bolso, proporcionando aos nossos clientes uma Internet ultra veloz e estável, favorecendo para que todos consigam estudar, trabalhar, maratonar séries e jogar com tranquilidade. 

Além disso, os cabos da fibra óptica garantem uma segurança maior para a transmissão. Quer saber mais? Confira nossos planos e disponibilidade! 

5. Verifique a segurança do seu dispositivo 

Apesar de associarem o atraso a esse fator, nem sempre ele é responsável pela lentidão. Isto é, antes de saber como melhorar a latência da Internet, é necessário verificar os serviços de segurança do seu dispositivo. 

Vírus e operações duvidosas podem ser responsáveis pelo atraso do seu compartilhamento de dados. Logo, proteja o seu computador e notebook com ferramentas que garantam a proteção para suas operações diárias. 

Qual a velocidade ideal para latência?

A latência abaixo de 20m é perfeita, pois anula quase completamente o atraso, melhorando os visuais e a nitidez do que estiver assistindo e aumentando a agilidade também durante os seus jogos. 

Entretanto, de 40 ms até 60 ms, você também consegue um bom compartilhamento de dados, tendo muito pouca interferência! 

Como testar a sua latência da Internet?

A Internet está lenta e quer verificar se o problema é a latência? Pesquise por sites que testam o ping digitalmente. Dessa forma, você consegue visualizar o valor e entender se precisa realizar algum dos procedimentos citados nas dicas acima!

Gostou de aprender como melhorar a latência da Internet? Esperamos que sim! Aproveite e confira nosso conteúdo sobre a Internet do Comportamento. Até a próxima!