De acordo com relatos em fóruns de suporte da Google e de várias fabricantes de roteadores WiFi, o sistema Google Cast pode ser o responsável pelas recentes quedas e problemas na sua conexão sem fio em casa. O problema teria começado em meados de dezembro de 2017, com uma possível atualização do Android e também de vários apps e produtos da Google que utilizam a funcionalidade Cast. Estamos falando de Chromecasts, Google Homes, smartphones Android e por aí vai.
De acordo com a TP-Link, trata-se de um problema de sobrecarga das redes causado por aparelhos e softwares da Google. Confira a explicação completa:
"De acordo com a TP-Link, trata-se de um problema de sobrecarga das redes causado por aparelhos e softwares da Google. Confira a explicação completa"
"Pelo que percebemos até o momento, o problema parece estar relacionado a algumas versões recentes do Android e de alguns apps da Google. Esse problema tem origem na função "Cast" desses aparelhos, que envia pacotes de descoberta mu/ticast MDNS a fim de manter uma conexão ativa com produtos da Google, tais como o Google Home Esses pacotes são normalmente enviados a cada 20 segundos. Contudo, descobrimos que esses aparelhos às vezes transmitem uma grande quantidade de pacotes em uma velocidade muito alta e em período de tempo muito curto. Isso ocorre quando o dispositivo e acordo do seu modo de espera/dormência e pode enviar mais de 100 mil pacote em um pequeno espaço de tempo. Quanto mais tempo o aparelho fica dormente, maior é o lote de pacotes que e/e vai enviar de uma vez. Esse problema pode eventualmente fazer com que algumas funções primárias de nossos roteadores sejam desligadas, incluindo a conectividade sem fio.
Apesar de não elaborar muito sobre o problema, a Linksys, outra grande fabricante de roteadores, também culpa os dispositivos da Google pela frequente queda de conectividade. A empresa inclusive enviou uma atualização de firmware desenvolvida para mitigar o problema, mas não garante que isso seja uma solução definitiva.
Solução?
A Google, por sua vez, não se pronunciou sobre o problema oficialmente até o momento, e não temos notícia sobre uma possível correção para essa falha causada por aparelhos usando o Google Cast. Alguns usuários dos fóruns citados, entretanto, relatam que atualizar o Google Play Services pode resolver a situação.
Se você está tendo problemas de conectividade WiFi, especialmente quando chega em casa com seu smartphone Android ou quando começa a usar algum aparelho ou dispositivo com conectividade Google Cast, explique sua situação na seção de comentários. Você pode conferir ainda algumas possíveis soluções neste tópico dos fóruns de ajuda da Google.
- por Ired Internet