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Organização: 5 aplicativos para otimizar seu tempo no home office

Organização: 5 aplicativos para otimizar seu tempo no home office

É possível trabalhar Home Office e ter a mesma produtividade que presencial? Essa se tornou uma das questões mais polêmicas desde que a modalidade home office foi oficializada. 

Muitas empresas aderiram à modalidade durante a pandemia e viram seus resultados caindo drasticamente, outras perceberam uma diminuição de custos fixos e aumento de resultados… Mas não só para as empresas, a polêmica também está presente entre os profissionais contratados. Existem as pessoas que amam e fazem questão do contato presencial com os colegas, se sentindo até mesmo mais estressados e solitários em casa, e outros profissionais que nem mesmo se inscrevem em vagas que não sejam remotas. 

Independente do seu posicionamento, o fato é que, embora o ambiente possa sim influenciar o desempenho do trabalho, a produtividade não está necessariamente dependente do ambiente onde você se encontra, mas muito mais da forma que você trabalha. 

Para ajudar profissionais home office a lidar com as possíveis distrações extras de estar em casa, separamos 5 aplicativos essenciais, que te ajudarão a tornar seu trabalho mais organizado e menos estressante.

  • Pomodoro Timer 

A técnica Pomodoro é uma antiga aliada da produtividade. Ela funciona parcelando seu tempo em períodos cronometrados de trabalho (normalmente 25 minutos) intercalados com períodos de pequenas pausas (de 5 minutos), para que você consiga estar de fato concentrado, evitar distrações e também não ficar sobrecarregado por fazer a mesma atividade por muito tempo.

O site Pomodoro Timer oferece essa ferramenta de forma gratuita. É só entrar, configurar o tempo que você deseja de trabalho e o tempo que você deseja de pausas, apertar o play e se concentrar enquanto o contador de tempo estiver rodando. 

Assim que acabar seu tempo de produção e entrar no momento de descanso, o próprio site emite um som de notificação para que você saiba que é o momento de pausar e já começa a contar seu tempo de descanso automaticamente. Vale a pena testar!

Pomodoro Timer

2.Rescue Time 

Já aconteceu de você realizar milhares de tarefas e, apesar disso, chegar ao final do dia sentindo que não conseguiu fazer nada do que deveria ter feito?

Isso normalmente acontece porque nos envolvemos em diferentes atividades que pensamos ser inofensivas, mas acabam consumindo muito mais de nosso tempo do que imaginamos. A solução para isso é saber quanto tempo você tem usado para cada coisa que faz, assim consegue escolher melhor o que fazer em cada momento. 

A ferramenta Rescue Time te ajuda justamente nisso: ela rastreia o tempo que é gasto em cada uma de suas tarefas, te ajudando a entender em quais você tem usado mais seu tempo e quais estão ocupando seu dia mais que o necessário.

O aplicativo te apresenta gráficos, ao final de cada dia, sobre suas atividades e o tempo gasto nelas. 

Rescue Time 

 

  • Strict Workflow

Diferente das demais ferramentas, o Strict Workflow não tem uma plataforma propriamente dita, mas é uma extensão do Google Chrome através da qual você consegue selecionar alguns sites para ficarem inacessíveis (bloqueados) em seu navegador durante determinado período.

É a ferramenta certa para quem tem dificuldade de se manter focado e sempre acaba indo parar naquele site de notícias ou em alguma rede social durante o período que gostaria e deveria estar trabalhando. Você pode baixá-la diretamente na web store do Google Chrome clicando aqui.


Strict Workflow


 

  • Trello 

O Trello é uma das ferramentas mais utilizadas para quem trabalha através da internet. Trata-se de uma ferramenta prática, completa e simples de ser usada, que te ajuda a organizar os projetos nos quais você está trabalhando e dividir com sua equipe sua evolução em cada projeto.

Não há nada mais satisfatório do que conseguir enxergar de forma organizada a evolução de nosso trabalho a cada dia, e é justamente isso que o Trello oferece: organização visual.


Trello

 

  • Google Drive

O Google Drive vem como última, mas não menos importante aliado do home office. Essa plataforma fornecida pelo próprio Google te ajuda a criar pastas de organização para seus documentos, facilitando o armazenamento e compartilhamento com clientes ou colegas de trabalho.

Por ter um funcionamento extremamente simples e intuitivo, além de ser muito segura, essa é uma das ferramentas mais populares no mundo corporativo e definitivamente vale a pena incluí-la em sua rotina de trabalho remoto. 

Google Drive

Bônus: eliminando distrações…

Uma das maiores distrações para ter um home office eficiente é, em primeiro lugar, a qualidade de sua conexão. É indispensável ter um fornecedor de rede de internet que te atenda bem, entregue a qualidade que promete e seja eficiente para resolver possíveis problemas com a conexão. 

Para isso, a Delta Internet é um dos fornecedores que mais atende seus clientes com qualidade e agilidade. Com a Internet Fibra Óptica de Ultravelocidade, você garante conexão eficiente para todas as suas demandas de trabalho. Você pode conhecer mais dos pacotes disponíveis clicando aqui.

Além de uma boa internet que te permita usar todas as ferramentas indicadas nesse texto, é essencial explicar para as pessoas que moram com você a importância de se concentrar em seu trabalho durante o período de expediente, assim diminuem as chances de ser interrompido durante as tarefas. 


Mãos à obra?
 

Agora é com você! Quais desses aplicativos você já usava? Quais vai começar a testar hoje mesmo? Conte conosco para uma conexão de qualidade e informações que te ajudem a navegar de forma inteligente.