BLOG DELTA

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

Perigo de ataque virtual: saiba o que não fazer quando usar uma rede de Wi-Fi pública

Perigo de ataque virtual: saiba o que não fazer quando usar uma rede de Wi-Fi pública

Em 2019, o FBI, órgão de investigação e inteligência dos EUA, emitiu um alerta sobre os riscos do Wi-Fi público. Segundo o comunicado, os pontos gratuitos de acesso sem fio são um convite para os hackers acessarem o seu dispositivo. Dessa forma, eles podem roubar dados de cartão de crédito, senhas e PINs, distribuir malwares e até mesmo acessar o controle da sua câmera e dos seus contatos.

O FBI indica que a melhor solução é evitar a conexão dos seus aparelhos a Wi-Fi gratuitos, já que neles não há necessidade de autenticação para estabelecer uma conexão de rede. Sendo assim, a maior ameaça à segurança da rede de internet aberta é a capacidade de um hacker posicionar-se entre você e o ponto de conexão, fazendo com que, ao invés de se conectar diretamente com o ponto, você envie suas informações para o hacker.

Porém, sabemos que muitas vezes o acesso a rede aberta é a única alternativa e não é possível evitá-la, né? Para diminuir os riscos do Wi-Fi público, confira 5 dicas do que você NÃO deve fazer!

1 - Não comprometa seus dados bancários

Todo tipo de dado corre risco quando falamos de pontos gratuitos de internet, porém, ter as informações bancárias roubadas traz uma consequência maior de danos. Por isso, não acesse sites e apps de banco, não use informações financeiras,  não faça compras online e nem insira detalhes do seu cartão de crédito.

2 - Rede “Wi-Fi grátis” ou “Free Wi-Fi”? Fuja!

Sempre que for usar o Wi-Fi aberto de algum lugar, não conecte-se logo de cara às redes disponíveis. O ideal é sempre verificar o nome da rede com algum funcionário do local no qual você se encontra, pois alguns hackers podem criar conexões falsas usando nomes atrativos (como Wi-Fi grátis e Free Wi-Fi) ou até mesmo o nome do próprio estabelecimento.

3 - Não fique sem uma VPN

VPN é a sigla de “virtual private network”, que significa rede privada virtual, e trata-se de uma rede particular construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. Ao utilizar uma VPN enquanto acessa um Wi-Fi aberto, você garante que todos os dados que passam pela rede sejam criptografados. Assim, mesmo que um hacker consiga ficar entre a sua conexão, os dados estarão em segurança por meio da criptografia.

4 - Desconfie de todo e qualquer link

Não saia clicando em qualquer link do Wi-Fi que apareça. Ele pode ser falso e configurado por um criminoso virtual que tenta capturar informações pessoais dos usuários. Mantenha-se atento(a) e sempre desconfie de links, formulários e pontos de acesso desconhecidos.

5 - Evite ''economizar o 4G'' quando notar uma rede aberta

A gente sabe que rola aquela vontade de economizar o 4G do celular quando vemos uma rede de Wi-Fi aberta, mas saiba que o risco não vale a pena. Se você tiver seus dados móveis como opção, não pense duas vezes antes de optar por eles, principalmente no caso de acessar sites que armazenam ou exigem informações sigilosas, como senhas e dados bancários.

Conclusão

De fato, qualquer aparelho, seja ele celular, notebook ou tablet, pode ser suscetível aos riscos de segurança de um Wi-Fi público e é preciso ter consciência disso. Ao entender os perigos e conhecer as formas de manter sua conexão o mais segura possível, você fica um passo à frente dos hackers que buscam alvos fáceis para ataques virtuais.