A Internet está cada vez mais presente em nossas vidas e na das crianças. Depois da quarentena de 2020, em que elas precisaram assistir às aulas online, muitos pais repensaram a relação de seus filhos com as telas e, principalmente, com a Internet.
Mas como monitorar o conteúdo acessado pelas crianças? Essa pergunta tornou-se tão recorrente neste período que a Fiocruz criou a cartilha “Crianças na Pandemia” para falar da importância do controle parental. Dentre as preocupações mais comuns em relação ao acesso à Internet estão: a possibilidade de os jovens serem vítimas de crimes digitais, o acesso a conteúdos impróprios e a prática do bullying virtual.
Pensando nisso, selecionamos 5 ferramentas disponíveis para pais ou responsáveis que vão ajudar no monitoramento das atividades online de seus filhos. Continue lendo!
1. Google Family Link
O Google disponibiliza um aplicativo compatível com Android e iOS para que os tutores possam monitorar as atividades e limitar o acesso das crianças a conteúdos online. A ferramenta tem a vantagem de ser gratuita (saiba mais aqui).
Para utilizar o Google Family Link é bem simples: o responsável cria uma conta Google para a criança e define alguns filtros. Com isso, é possível limitar o acesso a conteúdos impróprios no YouTube, por exemplo, impedir que o menor de idade baixe aplicativos no Google Play sem a autorização dos pais e, também, saber quanto tempo essa criança fica conectada.
2. Opções da Família
A Microsoft também tem a sua própria versão de controle para os pais. Essa ferramenta vem embutida no sistema operacional Windows (a partir da versão 10) e é gratuita.
Com ela, os pais podem controlar o tempo de tela, bloquear conteúdo inadequado para a idade (segundo a classificação indicativa), ter acesso a relatórios de atividade e monitorar a localização dos filhos.
3. Qustodio
Essa ferramenta permite supervisionar toda a atividade online das crianças. Ela possui duas versões: uma gratuita, mais básica, e outra mais completa para assinantes.
Na versão premium, Qustodio permite que os pais controlem o conteúdo do YouTube, bloqueiem o acesso à pornografia, limitem o tempo em jogos e aplicativos, monitorem o tempo de tela e as chamadas realizadas, vejam toda a atividade social na rede, localizem os membros da família e, ainda, instalem um botão de SOS em dispositivos Android.
Independentemente de ser usado no computador ou celular, o programa deve ser baixado e instalado em cada dispositivo (dos adultos e das crianças).
4. Kaspersky Safe Kids
A Kaspersky já é muito conhecida por seus programas de segurança para a Internet, mas a empresa também oferece um produto de monitoramento de acesso à Internet. O Safe Kids possui uma versão gratuita e uma paga, a mais completa.
Com ele, os pais podem gerenciar o tempo de tela, monitorar a localização dos seus filhos e até saber se a bateria do celular está acabando. Além disso, essa ferramenta bloqueia sites adultos e, também, certas pesquisas no YouTube.
5. Fami Safe
A última ferramenta da nossa lista é o Fami Safe, desenvolvido pela Wondershare. Assim como as anteriores, ele permite controlar o tempo de uso da Internet, bloquear conteúdo inapropriado no celular, tablet ou computador das crianças e, ainda, rastrear a localização dos dispositivos em tempo real.
A compra desse software pode ser feita no site do aplicativo, na Apple Store ou no Google Play.
Usar a Internet para conversar com a família, amigos, estudar e até para brincar, é algo muito natural para as crianças. Afinal, elas nasceram em um mundo conectado. O que nós, adultos, podemos fazer, além do monitoramento, é orientá-las sobre os perigos do mundo online e supervisionar suas atividades. Com isso, as crianças ainda terão acesso ao melhor da Internet, mas em um ambiente seguro.
Precisa de um dispositivo para rastrear seus objetos? Saiba mais sobre o Airtag.
- por Ired Internet