A internet com seus 139 milhões de usuários no Brasil e 3,9 bilhões no mundo (segundo a União Internacional de Telecomunicações - UIT, agência das Nações Unidas), com certeza foi umas das invenções mais incríveis do ser humano. Do seu nascimento em meio a uma guerra até os dias de hoje, a rede mundial de computadores conectou os quatro cantos do planeta de uma forma rápida e simples.
De conexão lenta e cheia de barulhos, essa ferramenta evoluiu ao ponto de atingir a velocidade da luz. E para você entender um pouco mais sobre esse assunto, trouxemos alguns tipos de internet que provavelmente você usou ou usa agora!
Confira a seguir!
Dial up ou Linha discada
Bom, esse foi um dos primeiros meios de acessar a rede que chegou aos consumidores. Ela simplesmente utilizava da linha telefônica para se conectar ao provedor de internet.
O característico barulho que incomodava a muitos, a grande demora para conectar e, não podemos esquecer, que se alguém tirasse o telefone do gancho a conexão simplesmente caía, são algumas das memórias que diversas pessoas têm desse modo de acessar a web no passado.
Rádio
Esqueça cabos, fios ou modem, a conexão via rádio só necessita de uma antena. Ideal para grandes distâncias, esse tipo de internet se você não precisa de linha telefônica ou de tv a cabo fique tranquilo, que essa modalidade não necessita de serviços adicionais, já que usa de torres de transmissão colocadas em alguns pontos estratégicos.
No entanto, para uso comercial é muito difícil encontrar alguém que disponibiliza uma velocidade de conexão acima de 20 MB, e isso cai ainda mais para uso doméstico em que esse valor é reduzido para até 1MB.
Se a sua região sofre com muitas chuvas e tempestades não é um bom sinal, pois infelizmente, quando esse tipo de evento ocorre a conexão tende a cair.
Satélite
A internet via satélite traz a possibilidade de você se conectar em locais onde outros meios como cabos de telefonia e televisão não conseguem alcançar. Basta uma antena e um receptor de sinal, e já é possível desfrutar de uma conexão de alta velocidade.
Infelizmente o mau tempo também aqui é um dos fatores que podem fazer a o sinal ficar mais lento ou cair, além de ser uma modalidade de acesso à web com valores mais elevados.
Cabo
A internet a cabo é uma modalidade que utiliza do cabeamento de televisão para transmitir seu sinal. Esse modo de conexão tem a mesma velocidade de download e upload, facilitando assim a conexão de vários computadores na mesma rede.
Mas sua desvantagem é a seguinte: por ser necessário ter o cabeamento de televisão e um modem bem específico, em certos horários a conexão poderá não funcionar muito bem.
Fibra óptica
Utilizando cabos feitos com fios de vidro e revestidos de camadas de plástico reflexivo, a fibra óptica possibilita a transmissão de dados à velocidade da luz. As maiores velocidades de conexão são encontradas nesse tipo de internet, e ainda assim essa tecnologia segue quebrando os próprios recordes, indicando que alcançarão velocidades cada vez mais rápidas. Além dessa vantagem, temos também a facilidade na instalação e baixos riscos de sofrer interferência.
Outros pontos que devem ser ressaltados aqui são: poder conectar em um horário de pico e não se preocupar com quedas na conexão, já que a fibra possibilita uma estabilidade muito grande; além da potência de sinal que proporciona ao usuário a vantagem de estar em cômodos distantes do roteador e mesmo assim ter um sinal muito bom. A internet via fibra óptica é uma das tecnologias mais avançadas que temos disponível no mercado.
Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Temos um post em nosso blog sensacional onde contamos A origem da Internet, como tudo começou e quem foram os principais personagens dessa história.
Gostou do post de hoje? Então não esqueça de compartilhar! E compartilha com a gente qual desses tipos você já usou e quais são as lembranças que você tem, queremos muito saber!
- por Ired Internet