Desde o início do isolamento social, o comércio em geral tem sofrido um grande impacto econômico. Se antes a internet era utilizada apenas como mais uma ferramenta para seu negócio, hoje é fundamental que sua empresa tenha presença digital para conectar-se com seus clientes e continuar vendendo, especialmente neste período de isolamento.
Pequenas empresas e profissionais autônomos têm apostado na tecnologia para garantir as vendas durante esse período. Para isso, precisam aprender como mudar o jeito que usam a internet e como enxergar as redes sociais. Preparamos algumas dicas para ajudar quem ainda não está familiarizado com o ambiente digital a passar por esse momento:
Esteja presente. Seus clientes — principalmente os que buscam diretamente por você — precisam te encontrar sem dificuldades. Não importa que você ainda não tenha um site, esteja presente nas redes sociais que seu público-alvo mais utiliza. Outra alternativa, também gratuita, é se cadastrar no Google Meu Negócio, caso possua um negócio local. Nele é possível aparecer nos resultados das pesquisas do Google, mostrando fotos, endereço, telefone e outras informações do seu negócio.
Anuncie no Google e nas redes sociais. Abrir uma loja online sem divulgação é como abrir uma loja no meio do deserto; mas essas ferramentas de marketing podem te salvar! Anunciar é a melhor forma de captar novos clientes e impactar novamente pessoas que já interagiram com o seu negócio, proporcionando aumentos significativos nas vendas.
Produza conteúdo de qualidade. Foque sempre no que o seu público gostaria de consumir, ainda que sejam textos, vídeos ou até mesmo podcasts. Assim, você não só ajudará a solucionar dúvidas e problemas que seu público enfrenta, mas também criará oportunidades de diálogo com eles, que podem se tornar novos negócios para sua empresa.
Tenha um site responsivo. Sites responsivos se adaptam a qualquer tipo de tela — não só de computadores, mas também de dispositivos móveis como tablets, celulares e etc. As pessoas têm acessado a internet cada vez mais utilizando estes dispositivos; portanto não importa que você já faça tudo que ensinamos neste post se quando seu cliente chegar até você seu site estiver confuso e mal otimizado.
- por Ired Internet